Análise de mercado - Duke 200

A não muito tempo atras, fiz a análise da Duke 390, com o recém lançamento de sua irmã menor, a Duke 200, vamos observar seus pontos fortes, fracos, e comparar com o que existe no mercado.


Mesmo tendo sido lançada depois da 390 no Brasil, a Duke 200 é mais velha que sua irmã maior se formos considerar o lançamento mundial deste modelo. Ambas compartilham do mesmo DNA, basta apenas reparar o desenho idêntico, e as especificações que buscam o mesmo objetivo: uma moto leve que privilegia a mobilidade e ciclística.


Você pode escolher entre as cores laranja ou branca na compra de uma, muito embora, isto não signifique muita diferença visual, visto que ambas tem a cor preta predominante, tendo a cor de opção apenas como detalhes, e ainda assim, a branca possui partes laranja, e a laranja possui partes brancas. E com alta semelhança com a 390, a maneira mais fácil de diferenciar é na cor do quadro, preto na 200 e laranja na 390.


A sua especificação técnica é bem generosa, o motor com 200cm³ consegue gerar 26cv de potência, e ainda possui um baixo peso, 129,5kg a seco, quando comparada a suas concorrentes diretas, fica devendo apenas no torque, de 1.9kgf/m. No geral, ela ainda oferece o melhor peso/potência, e diversas tecnologias, que não estão presentes em nenhuma de suas concorrentes, podendo destacar o freio dianteiro com pinça radial de 4 pistões, e a suspensão invertida WP. Outros itens como quadro em treliça, balança de alumínio, computador de bordo e refrigeração líquida fecha o pacote de superioridade.


Mas ainda assim, o que mais espanta nesta moto é a afirmação da própria KTM, que a respeito do tamanho do tanque e autonomia: "O elegante tanque de 11 litros da 200 Duke fornece ao condutor... ...autonomia, em condução esportiva superior a 300 km, graças ao motor econômico". Se a afirmação for verdadeira, isso quer dizer que mesmo acelerando forte, ela não terá consumo menor que 27km/L, estou esperando pra ver se isso realmente vai acontecer.


Atualmente a KTM não está praticando preço na loja diferente do preço sugerido, então por vezes, pode acontecer da Duke 200 não apresentar maior preço para o consumidor final, pois outras marcas, não raramente cobram frete, ágio ou ambos para fornecer o seu produto.

Mas mesmo considerando o valor sugerido de seus concorrentes, por no máximo R$ 3.264,00, o comprador estará levando suspensões que sozinhas já devem custar quase isso, freios que também possuem grande diferença, qualidade de materiais muito superior, refrigeração líquida, a melhor relação peso/potência, e um prometido menor consumo.



No final das contas, o seu peso e potência não favorece o uso em rodovias, pois pode vir a gerar desconforto ao enfrentar a turbulência gerada por veículos que estão no sentido oposto, e pouca segurança para ultrapassagens rápidas, mas, no uso urbano, se o consumidor procura por um produto com alta tecnologia agregada, preço não muito alto, baixo consumo e exclusividade ela é a moto ideal, e cabe a cada um comparar o valor cobrado entre ela e suas concorrentes, e decidir se vale a pena pagar o valor supostamente mais alto.

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