Análise de mercado - MT07

Em 2013 a Yamaha revelou ao mundo o modelo MT07, que por sua vez, chegou ao mercado brasileiro em 2015. Mas, quais vantagens ela apresenta? quais os seus defeitos?


Digamos que essa moto me surpreendeu em muitos aspectos, já no primeiro de lançamento, ela foi a segunda moto mais vendida da Europa, depois mesmo sem eu ter expectativas da Yamaha trazer ela para o Brasil, por ser 2 cilindros e não ter tanto apego do público, ela acabou vindo, e, mais barata que a XJ6, sendo que a mesma é mais cara em praticamente todos os outros países, e por último, que a mesma entrou no gosto brasileiro e nos 2 primeiros meses de comercialização, se tornou a líder de vendas do segmento.

Aí você se pergunta: Qual o motivo de tanto sucesso?, essa resposta eu posso passar, mesmo sem nunca ter pilotado uma exemplar: É só olhar os inúmeros vídeos dos proprietários desta máquina, só olhar a opinião da mídia especializada, ler sobre a opinião de quem fez um test-ride. A moto é fantástica!


O conceito de moto urbana, confortável e de grande torque a difere de todas as possíveis concorrentes diretas, ela conta com uma posição de pilotagem mais relaxada, assento e centro de gravidade mais baixos, braços mais altos,  suspensões macias e de curso mais longo, privilegiando conforto em pisos mais irregulares, trazendo maior capacidade em enfrentar obstáculos mais acentuados, como buracos ou solavancos.

Projetada para ser uma moto barata, ela usa pouco material nobre, quadro em aço, quadro elástico (balança) em aço, mesmo se parecendo com alumínio, suspensão dianteira convencional, na verdade, o custo de materiais desta moto não vai ser lá muito diferente de qualquer outra moto popular. Porém, toda esta economia de materiais foi compensada no projeto acertadíssimo, conseguindo ser uma das motos mais leves da categoria, com apenas 164kg de peso seco (versão sem ABS).

Mas ela não economiza no principal, o seu coração pulsa forte, o motor com 74hp de potência é elástico, conseguindo ótimo torque desde os giros mais baixos, e 6.9kgf/m a apenas 6500rpm, diferente das 4 cilindros, é um motor que está sempre acordado, não importa o giro em que esteja andando, aliando isso ao seu baixo peso, ela consegue um baixo consumo de combustível no uso moderado, e extrai sorrisos e até um certo espanto das pessoas que giram o punho direito bruscamente.

Nos freios, novamente ela não economizou, a pinça de 4 pistões consegue bons resultados, e claro, novamente o baixo peso da moto ajuda nesta tarefa, com opcional do freio ABS, que se instalado aumenta um pouco o peso da moto e o preço.


Com proposta diferenciada, a MT07 é perfeita naquilo que ela propõe fazer, e isso chama muito a atenção do público que ela atrai, porém não adianta criar expectativas exageradas, a suspensão não é adequada para uso extremo, em pista ou rodovias, macias demais elas deixam de lado a esportividade e não representam boa estabilidade nestas situações, e é motivo de crítica em diversas revistas, injustas ao meu ver, pois não é esportividade que esta moto vende, e sim conforto.

No final das contas, é uma moto leve, de ótima ciclística, estreita, projetada para uso urbano, mas que encara facilmente a ideia de viajar com conforto, desde que se mantenha uma velocidade não muito alta as suspensões vão dar conta tranquilamente de entregar estabilidade, e tem motor de sobra pra acelerar rápido e tornar as ultrapassagens mais seguras.

Moto feita pra acelerar rápido e frear rápido, que ao meu ver, foi o lançamento mais acertado que a Yamaha fez na última década, e não é atoa que tenha conseguido um número tão alto de fãs do modelo espalhados pelo mundo, compra certa e que raramente vai deixar o proprietário insatisfeito.

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