Entendendo o que é cilindrada

Em um dos posts anteriores eu falei somente sobre a quantidade de cilindros e que eles não tem relação ao valor ou qualidade de uma moto. Agora aprofundando um pouco mais o assunto, vamos falar de cilindrada!


Antes de entrar no assunto do próximo post, que vai ser de como a quantidade de cilindros afetam as características de funcionamento do motor, vamos falar de cilindrada, como ela é medida, qual a influência do diâmetro e curso no comportamento do motor. O primeiro passo para saber como se mede a cilindrada de um motor é entender o que é diâmetro e o que é curso, exemplificado na seguinte imagem:


A grosso modo, o diâmetro é a largura do pistão, e o curso é resultante da distância percorrida no movimento de explosão, medido do topo da câmara (PMS - ponto morto superior) até o ponto mais baixo que chega o pistão (PMI - ponto morto inferior). Com estas duas medidas é feito então o cálculo de cilindrada.


Para calcular a cilindrada, é necessário usar a fórmula: centimetros cúbicos=(π*Diâmetro² /4)*Curso. Com isso consegue-se o volume do motor, lembrando que em motores com mais de 1 pistão é necessário fazer a soma de cada um deles, ou multiplicar pelo número de cilindros.

Devo deixar claro que é errado usar o termo cilindrada como unidade de medida, o correto é centímetros cúbicos. Falar que um motor tem "125 Cilindradas" é errado. Saiba mais clicando neste link: Unidades de medida: Cilindrada e centímetros cúbicos

Agora que sabemos o que é diâmetro, curso e cilindrada, vamos falar de como eles influenciam no comportamento de um motor.
Quanto maior a cilindrada, maior a capacidade de um cilindro receber ar e combustível, diretamente fazendo com que a explosão resultante da queima do oxigênio/combustível seja mais forte, gerando assim o força. Mas isso não é tudo, o diâmetro e o curso do pistão também influenciam no como esta força vai ser entregue.

Quanto maior o curso de trabalho de um pistão, maior o seu foco em torque, pois a força da explosão é dividida em mais partes relacionadas ao centro do girabrequim, fazendo ele girar mais lento, porém com mais força. Assemelha-se a um longo cabo de alavanca, você vai conseguir levantar mais peso, mas a velocidade com que isso vai ser feito é menor, diretamente ligado a quão maior é o cabo da alavanca, e no caso do curso do pistão, como é circular, dificulta elevar o motor a giros altos, devido o tanto que cada pistão tem que percorrer neste movimento.

Quanto menor o curso de trabalho de um pistão, maior sua capacidade de girar o girabrequim mais rápido, e como o cálculo de potência é resultante de uma relação entre o torque e a velocidade de rotação, facilita a aproveitar melhor altas potências em altos giros.

Simplificando bem, na mesma cilindrada, um motor com curso grande vai ter diâmetro menor e foco no torque e giros baixos, e um motor de baixo curso vai ter pistão de maior diâmetro e foco na potência e altos giros.

Um comentário:

  1. Muito bem explicado, seria interessante se tivesse algum post sobre como o curso do pistão e o tamanho da biela influencia no comportamento do motor.

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