Custom - A alma americana

Motos muito vendidas nos Estados Unidos, usando motor 2 cilindros em V, refrigerados a ar, bancos baixos, posição confortável, pneus largos e com peso alto, é delas que iremos falar, as custom bikes!


Imagine uma reta de longos quilômetros, um asfalto perfeito que cruza um deserto, ventos fortíssimos, por vezes laterais. Deste cenário surgiram as motos custom. Sendo bem específico, custom (que vem de customizar) significa qualquer moto que tenha sido modificada pelo dono, a diferenciando do modelo original fornecido pelo fabricante, por esta ótica, esta também seria uma moto custom:


Existem diversos estilos diferentes de customizações, sendo os mais conhecidos, as bobbers, choppers, café racers, e street fighter. O termo correto para as motos que eu quero mencionar neste post é Cruiser (não necessitam ser customizadas), porém, popularmente falando, quando dita a palavra Custom, a maioria das pessoas remetem as motos da marca Harley Davidson, conforme primeira imagem do post, e seguindo o conceito popular, fiz a menção ao termo custom.

Agora voltando ao cenário anteriormente descrito (retas, asfalto, deserto, vento), como dito no post sobre a melhor moto do mundo, ficaria um tanto inviável você passar por ele com uma moto Trail de 100kg, o alto centro de gravidade e o baixo peso faria da sua viagem um desastre. 

Para atravessar este deserto, você precisa de uma moto com baixo centro de gravidade, e alto peso, para o vento não mudar sua trajetória, o motor vai precisar ter um bom torque, para movimentar este peso todo, as rodas precisarão ser bem largas, pois se não for, este motor não conseguirá tracionar, como o asfalto é bom, a suspensão não precisa ser de longo curso, pois não será requisitada, refrigeração líquida não é algo bem vindo, pois... é de um deserto que estamos falando, e a posição de pilotagem precisa ser confortável, pois serão longos KMs a percorrer, chegando a este tipo de motocicleta:

Tem diversas características que eu gosto muito neste estilo, os cromados, os detalhes bem feitos, o ronco do motor, a ideia de grupos de motociclismo que ele remete, raramente você vai imaginar uma pessoa rodando sozinha com uma moto destas, mas no final das contas, eu não gosto delas!. Como no titulo do post, esta é a alma AMERICANA, aqui no Brasil, eu desconheço um asfalto sem buracos, que cruze um deserto em uma longa reta, e com fortes ventos. No Brasil, o que encontramos é isso:


E neste cenário, ela apresenta todos os seus defeitos. O alto peso gera baixa mobilidade, dificultando muito fugir de obstáculos, a suspensão de baixo curso não deixa os encarar, o motor gera calor e vibração em baixo giro, e a posição confortável arranca o resto da mobilidade necessária para passar nisso ai. A vontade seria de colocar a moto nas costas e atravessar andando, ato impossível devido aos 300kg de puro aço.

É um tipo de moto que, sempre quando me falam sobre a compra de uma, eu penso, das 3 uma: "esse cara vai colocar ela em uma carretinha e andar de carro", "vai usar pra andar na rua e ter outra moto mais adequada" ou "esse cara é fanático pelo estilo".

Paixões a parte, eu não teria uma, ou sequer teria coragem de recomendar uma delas a qualquer cidadão brasileiro (que resida no Brasil), se você gosta, não se sinta ofendido, mas para o nosso país, se quer algo que representa a nossa alma, que encare o nosso tipo de estradas, em longas distâncias, e com conforto, compre uma destas:



E até a próxima!

Um comentário:

  1. Ontem eu vi uma chopper montada com motor de CB 400 ou 450. Particularmente, a disposição de 2 cilindros paralelos, bastante comum não só na CBzona mas também em motos britânicas como as Triumph Bonneville, me parece até mais adequada à proposta das custom justamente por proporcionar uma refrigeração mais constante de ambos os cilindros, enquanto num V2 o cilindro traseiro sempre vai pegar ar de impacto mais quente após passar antes pelo cilindro dianteiro.

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