Guia para baixo consumo de combustível

Deixando um pouco de lado os posts técnicos, escrevo agora para vocês dicas que considero muito úteis para ajudar nessa época em que o valor do combustível não para de crescer.


Eu escrevi estes passos, originalmente no fórum www.fazeronline.com, a quase 2 anos atrás, mas como os considero importantes, e mais relevantes ainda nos dias atuais, vou repassa-las aqui neste blog.

Na época que escrevi essas dicas, minha moto era uma Fazer 250, não sou nenhum expert, mas NUNCA tive uma média inferior a 30km/L. Segue um pouco do que sei sobre como baixar o consumo de combustível, com base na Fazer 250, mas acredito eu servir para qualquer moto.

Dentre algumas coisas, posso falar que:

*Para bom consumo a moto tem que estar 100% acertada, itens como filtro de ar, vela, corpo da injeção fazem muita diferença, por isso motos usadas das quais não foram verificadas ou feita manutenção nestas partes tendem a consumir mais.

*Se a sua moto tem dificuldade em chegar na velocidade máxima, que chegava com certa facilidade quando nova, checar os item acima torna-se praticamente obrigatórios.

*Qualidade do combustível está diretamente relacionado com o consumo da moto, além de que, com o tempo ele pode dar problemas também em outras partes como o acúmulo de sujeira no corpo de injeção e entupimento dos bicos injetores.

*A rotação do motor influencia menos do que a velocidade da aceleração, movimentos rápidos no acelerador, segurar o acelerador no máximo para ela ganhar velocidade rapidamente elevam muito o consumo de combustível, e também dos pneus, neste quesito, acelerar devagar é economia é dupla!

*Depois de acelerar com calma, ai sim o giro do motor passa a influenciar mais, em situações normais a troca de marcha mais eficiente em motos pequenas geralmente fica no giro em que ela alcança torque máximo, em motos de grande potência e giro, quanto mais cedo a troca de marcha, melhor.

*Em situações não típicas o giro de troca pode ser mudados para influenciar no melhor consumo, exemplo: Em descidas, pode se trocar a marcha em giros mais baixos, em subidas, deve se trocar em giros mais altos, para acertar no melhor consumo, tem que ter um "feeling", é mais instintivo, perceptivo do que uma regra exata, tem que trocar de marcha quando sente que o motor não vai ficar pesado de mais na próxima marcha (não se aplica muito bem a motos "grandes", mas funciona).

*Use e abuse do freio motor, principalmente nas motos injetadas, quando o cut-off entra em ação, o consumo baixa drasticamente, preveja onde você vai parar, ou onde o trânsito estará mais forte e já tire a mão do acelerador com antecedência, e nisso não economizará apenas o combustível, mas também as pastilhas de freio, discos e até pneus.

*Pneus calibrados é algo de muita importância, veja no manual de sua moto a pressão recomendada, e, se você não fizer um uso esportivo da moto, nada de curvas muito fechadas, e quiser fujir do conforto e segurança em prol ao melhor consumo, verifique no seu pneu qual o máximo de pressão que ele suporta e coloca uns 5psi a menos.

*Rodas alinhadas, ao esticar a corrente tem gente que gira mais as porcas de um lado em relação ao outro, e isso também aumenta consideravelmente a chance de sua corrente entrar torta na coroa ou no pinhão e quebrar.

*Correntes e rolamentos de roda sempre bem limpos e lubrificados, e até o óleo do motor influenciam na melhor rodagem, com tudo em ordem, a moto fica bem mais leve e macia para o motor, necessitando fazer menos força para alcançar as mesmas velocidades do que se estes itens não estivessem de acordo.

*Peso carregado, não vai achar que se você tem 120kg vai conseguir a mesma média que o chassi de grilo que tem 50kg.

*Trânsito carregado, se tem muitos semaforos, precisa acelerar e frear o tempo todo, também não espere que a sua média seja alta, motor funcionando com moto parada é consumir sem se mover.

*Abastecer a moto a noite, pois evapora menos gasolina e vai mais líquido para o tanque.

*Não deixar a moto no sol (principalmente se for preta) pois também evapora bastante gasolina com a moto parada.

As minhas médias são boas, mas minha cidade não tem trânsito carregado, não tem subidas e descidas ingrimes, somando, tenho tudo a meu favor para conseguir um bom consumo.

E agora, um acréscimo ao tópico do fórum, uma dica para baixo consumo em rodovia, principalmente com muitas subidas e descidas, esta eu aprendi andando de bicicleta, onde eu precisava alcançar o melhor rendimento com o menor desgaste físico, e quando apliquei isso na moto, funcionou MUITO bem.

*Em uma motocicleta, o vento quando alcança velocidades acima dos 110km/h começam a exercer uma força negativa muito alta, qualquer coisa para passar desta velocidade começa a influenciar no consumo maior, principalmente comparando as velocidades mais baixas.

*Quando entrar na descida, acelere suavemente, para que a moto vá adquirindo maior velocidade, mas de maneira devagar e constante, suba o giro, e tente manter este aumento até o início da subida.

*Quando chegar na subida, desacelere, a moto já vai fazer isso naturalmente sem você mudar a posição do punho no acelerador, tente não compensar acelerando mais, vá perdendo a velocidade gradualmente da mesma maneira que ganhou ao iniciar a subida.

Bom, é isso.
Se tiver mais algum truque ou técnica para economia de combustível, deixe seu comentário, ele será muito bem vindo.
E até o próximo post!


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