Lançamento - Yamaha YZF-R3

A Yamaha anunciou no último domingo, dia 02 de agosto de 2015, o lançamento que vem agregar mais um modelo a sua linha de motocicletas, a YZF-R3, neste post falarei algumas características sobre este modelo e a minha opinião sobre a mesma.


No Brasil, esta moto concorre diretamente com a Ninja 300, e ninguém mais, ambas com estilo e configurações bem similares, sendo elas: Esportivas, com motores de 2 cilindros, suspensões convencionais, ABS opcional, quadro em aço, baixa cilindrada, vantagem da R3 nos 25cm³ a mais na cilindrada (321 contra 296), e vantagem da Ninja na embreagem deslizante, o preço sugerido das 2 são iguais. Em diversos outros países ela tem mais concorrentes, sendo eles a CBR300R e a RC390, com propostas e configurações diferentes e acredito que com menor aceitação no mercado brasileiro (embora eu possa estar enganado, como aconteceu na MT07).

A ficha técnica desta moto é muito interessante, e quando comparada a sua concorrente direta, ela tem 0,2Kgf-m de torque a mais, 4hp a mais e 6Kg a menos. Devido ao pico de torque aparecer antes (3.0kgf-m a 9000rpm contra 2.8kgf-m a 10000rpm), ela provavelmente terá uma faixa de giros úteis maior, que pode trazer uma tacada mais forte, além da potência maior (42hp contra 38) e o menor peso (166kg contra 172).



Fora do Brasil, a Yamaha pratica na R3 um preço levemente superior ao da Ninja 300, no Brasil, por se tratar de concorrência a um modelo já consagrado, a Yamaha preferiu não manter esta diferença presente em outros países, e ajustou seu preço ao mesmo valor da veterana de mercado.

A moto me parece ser muito bem construída, com diversos números bem atraentes, mas alguns destes números me despertam a atenção de maneira negativa, o seu consumo, no site da Yamaha dos Estados Unidos, eles divulgam a seguinte informação:

Clique na imagem para acessar este modelo na página oficial da Yamaha USA
56 milhas por galão representa o consumo de 23km/L, lembrando que nos Estados Unidos eles usam Gasolina com baixo acréscimo ou nenhum de etanol no combustível, contra os 27% álcool anidro adicionados no Brasil, o que acarreta em um maior consumo aqui em terras tupiniquins. E geralmente no consumo divulgado é considerado o melhor uso para economia de combustível da moto, na prática, podendo então ser um número bem abaixo deste divulgado. 

Como comparativo deste número, usarei os dados fornecidos para a XT250, moto comercializada por lá que utiliza o mesmo motor da nossa Lander 250, nele o dado de consumo foi de 76 milhas por galão, equivalente a 32Km/L, ou seja, se você é uma pessoa que consegue médias de 32Km/L com uma Lander 250, no mesmo estilo de condução, provavelmente terá a média de 23Km/L com uma R3.

Clique na imagem para acessar este modelo na página oficial da Yamaha USA

Ao meu ver, tanto R3 quanto Ninja 300 são ótimas motos para pilotos iniciantes, que procuram um bom produto, com alta tecnologia e valor não muito elevado, e estão dispostas a pagar o alto preço de manutenção que elas trazem, pessoas que ainda não possuem conhecimento e capacidade necessários para conduzir uma moto maior com segurança, e procuram uma moto de condução mais dócil, mas que não se contentam com as motos populares oferecidas no nosso país.

Para pilotos experientes, se estão no intuito de economizar comprando uma esportiva "mais em conta", eu aconselho a compra de uma moto maior usada, pois a diferença de manutenção e consumo não é tão grande em relação a estas esportivas pequenas, e elas vão oferecer muito mais desempenho.

E claro, existem também alguns consumidores que enxergam nesta moto a potência ideal para o seu estilo de uso, e como a qualidade de construção destas pequenas esportivas é semelhantes a motos de maior cilindrada, não vê a necessidade da compra de uma moto maior, nem por potência e nem por qualidade. Um público mais velho, ou até mesmo jovens mais "conscientes" (ou velhos de espírito... hahaha).

Espero que tenham gostado deste post, e como sempre, qualquer dúvida, crítica ou sugestão, é só usar os comentários abaixo. 

Um comentário:

  1. Otimo blog, pena que so conheci agora! Volte a escrever!
    Abraços

    ResponderExcluir