O mito do 4 cilindros

O primeiro post deste blog vai ser justamente sobre algo crítico, esta ilusão que muitas pessoas tem de que quanto mais cilindros, melhor a moto e mais cara ela deve ser. Talvez essa ideia esteja mais enraizada na cabeça de nós, brasileiros, e até arrisco dizer que sei quem criou este mito: Uma tal de CBX750F, mais conhecida como 7 Galo.

Convenhamos, ela é a melhor moto que se podia comprar no brasil a décadas atras, e boa parte dos seus donos faziam questão de trabalhar a exaustão, e com um cano 4x1 livre, ela ficava pronta para deixar os vizinhos loucos e os amantes de motos mais loucos ainda.

Mas mesmo depois de mais de 20 anos que sua produção foi cessada, muita gente ainda carrega consigo esta crença que moto esportiva tem que ter 4 cilindros e tem que fazer barulho de "liquidificador". Esses viúvos da 7Galo fazem questão de desmerecer motos que usam diferentes configurações de motor, chegando ao cúmulo de acreditar que motos que tem mais cilindros, necessariamente são melhores e mais esportivas.

Acompanhando sites especializados no assunto, até mesmo nos lançamentos de motos trails, não raramente aparece alguém pedindo mais cilindros pra essa proposta, chegando ao cúmulo de acontecer boatos (divulgados em site "sério") de uma KX250F (motocross) com 2 pistões.

O negócio piora de vez quando o assunto são as nakeds de média cilindrada, que, devido ao grande leque de opções e características de cada modelo, diversos tipos de construção de motor são adotados, e a maioria esmagadora de pessoas no Brasil atribui que a que tem mais cilindros é mais cara.

Vou usar um exemplo que está bem na nossa cara, dentro de uma mesma marca, no caso um comparativo entre MT07 e XJ6 (ambas da Yamaha).


De um lado, temos a MT07 com projeto moderno, nitidamente visível no seu quadro, ou na falta dele se preferirem, que utiliza um pouco de materiais nobres na sua construção, com ótimos freios, suspensão acertada, aceleração muito forte, consumo excelente e ciclística acertadíssima. 
Do outro lado, a XJ6,  não podemos desconsiderar sua ciclística, que também é muito acertada, mas quando vamos olhar para os outros componentes, nada é empolgante, um motor relativamente antigo, que já teve seu projeto pago a muito tempo, freios medianos, suspensão sem link na traseira, nada de materiais nobres, e somado ao seu motor de 4 cilindros, resulta em um peso bem maior.
No confronto direto, a MT07 tem maior aceleração, melhor frenagem, melhor consumo, melhor ciclística. A XJ6 fica vencedora apenas na velocidade final.
Mesmo assim, no Brasil, ao contrário de diversos outros países, a MT07 é mais barata. Mas engana-se quem pensa que a Yamaha está tendo pouco lucro na MT07, na verdade ela apenas trabalha na mesma margem que ela sempre trabalhou em suas motocicletas. O diferenciado neste caso é a XJ6, que a Yamaha sempre trabalhou com enorme margem de lucro, uma vez que mesmo com qualidade de construção baixa, brasileiro está disposto a pagar caro por um motor 4 cilindros.

Para finalizar este post (mas não o assunto), quero deixar claro: Cada projeto tem seu custo, suas necessidades, e seu foco. Diferentes usos podem exigir diferentes configurações de motor, a qualidade de uma moto está muito além do seu ronco, acreditem! Nem sempre mais é melhor, e com certeza uma moto com mais cilindros não necessariamente é a moto mais cara.

5 comentários:

  1. Eu particularmente não compartilho dessa preferência pelos motores de 4 cilindros, e até gosto muito de algumas "big single" mais antigas como as Suzuki Freewind, Savage, DR650 e DR800.

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  2. Muito bom seu texto e sua comparação! O mal do Brasileiro é não saber diferenciar qualidade de quantidade e modinha. Deixa de comprar um produto de qualidade pra pagar muitas vezes mais caro em outro, só pq um amigo falou que é bom negócio pq fulano tem uma.

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