Salão 2 Rodas - BMW G310

Depois de um tempo sem nenhum post, volto a escrever no Blog, na verdade iria demorar mais um pouco para eu voltar a atividade, e, pode ser que depois deste post (ou série de posts falando do S2R), ele volte a ficar sem atualização por outro período.

Mas sem muita enrolação, vamos ao motivo deste post, a moto que me animou a escrever aqui, a BMW G310, que teve seu conceito apresentado no Salão 2 Rodas em uma versão "stunt", ou seja, para manobras.


O conceito foi apresentado pela BMW no salão duas rodas, para a divulgação do modelo, sua equipe fez diversas fotografias, muitas delas, com a moto no comando de Chris Pfeiffer, piloto profissional de stunt, e as divulgou no blog oficial da marca, podendo ser acessado neste endereço: Blog BMW - G310

Esta motocicleta, assim como a KTM Duke, não é uma moto "puro sangue", pois foi apenas desenvolvida pela BMW, e para economia nos custos, é produzida pela sua parceira na Índia, a TVS, que inclusive, fábrica indiana que produz a Apache, comercializada pela Dafra no Brasil. Muitas pessoas podem torcer o nariz para a moto após esta informação, mas se fizerem isso, acredito que será injusto, pois a TVS produz ótimas motocicletas, e provavelmente é a fabrica de maior reputação na Índia, a própria Apache é muito elogiada pelos donos brasileiros, e tinha apenas uma concentração de reclamações quanto a reposição de peças, que era de responsabilidade da Dafra.



A BMW ainda não divulgou dados técnicos da motocicleta, mas para os apaixonados por motociclismo, as imagens já são muito empolgantes, sendo bem visível diversas tecnologias que foram empregadas neste modelo, reparem bem na seguinte imagem, com ela podemos destacar diversas destas tecnologias.



Primeiro ponto marcante, o cilindro tem inclinação contrária aos motores convencionais, e mesmo o cabeçote de fluxo cruzado ser padrão em praticamente todas as motocicletas, nesta moto ele é invertido, tendo a admissão a frente do cabeçote, e a exaustão atras, igualmente ocorre no modelo de competição da Yamaha YZ-450F, tal característica faz com que o ar que vai para a câmara de combustão esteja levemente mais frio do que do modo de admissão convencional, ajudando na eficiência do motor.

Outro ponto muito importante a se destacar, é o caixa do filtro de ar em posição superior, a frente do tanque de combustível, novamente ajudando na admissão de ar frio, e ainda deixando as partes de menor peso da motocicleta em pontos mais altos, junto com o tanque de combustível, que possui maior peso, em posição mais baixa e centralizada, aumenta drasticamente a ciclística da motocicleta.


Suspensão invertida, quadro perimetral (entenda melhor sobre quadros neste link: Tipos de quadro de uma motocicleta), balança de alumínio, pinça de freio radial, subquadro destacável, fecham o pacote de tecnologias que essa moto representa.


Diversos lançamentos presentes no Salão 2 Rodas chamaram bastante a atenção, mas para o meu perfil de motociclista, nenhum mais do que esta moto, que ao meu ver chega quase a perfeição considerando as tecnologias que se pode agregar a uma motocicleta atualmente, e de longe apresenta uma qualidade de projeto superior a qualquer moto neste segmento de baixa cilindrada.

Prevista para comercialização ainda no primeiro semestre de 2016, falta apenas a BMW divulgar o preço que será praticado por este modelo, que mesmo contando com tantas qualidades de projeto, não deixa de ser simples e de custo de produção relativamente baixo. No quesito qualidade de materiais, ela não se difere  da KTM Duke 390 (análise da moto neste link: Análise de mercado - Duke 390), que tem valor de R$ 22.000,00, e, apresentando uma cilindrada menor, não acredito que esta chegue com valor igual o maior, para ser uma boa opção de compra, mas isso só será confirmado no dia de seu lançamento.

Deixo apenas algumas fotos a mais deste conceito, e, para mais fotos, visite o blog oficial da BMW (link no início do post ou aqui: Blog BMW)







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