O que é Scrambler?

Quem não entende muito de motos, ou não acompanha os últimos lançamentos do mercado, vai achar que isso é um xingamento, mas espere... trata-se de um tipo de customização bem antigo, e vamos aqui contar a sua história!


A Ducati lançou recentemente uma moto chamada Scrambler, mas este nome carrega muito mais do que um simples modelo de motocicleta, e sim um estilo próprio, já explorado por outras marcas em diferentes épocas, como a Triumph Scrambler:


A Scrambler da Ducati é uma moto já projetada nestes moldes, dentro deste estilo, mas historicamente, assim como a Cafe Racer,  o estilo de modificação scrambler, é uma derivação de uma moto de série, e nesta situação, usarei o modelo da Triumph para explicar o conceito. Veja o modelo base para a criação da Scrambler (Triumph):


Analisando as diferenças, é fácil observar a diferente posição do escapamento, e os pneus também diferenciados, tais modificações, claramente foram implementadas para deixa-la mais apropriada ao uso fora de estrada, e justamente para isso que elas existiam, para ganhar corridas de ponto A a ponto B, independente de qual caminho iria se tomar para chegar, o menor tempo era o vencedor.

O que chamamos de motos clássicas hoje em dia, era o que existia no mercado quando tais modificações nasceram, então cabia aos proprietários alterar as características destas motos. Como a Triumph Bonneville é uma moto clássica atual, a Scrambler da Triumph repassa melhor a ideia do que como era o estilo quando ele foi criado, mas ela já era um modelo oferecido de fábrica com estas modificações, diferente da época em que elas eram feitas em mecânicas, não necessariamente oficiais da marca.

Esse estilo foi um esboço, na verdade, as ancestrais as motos Trails que conhecemos hoje, por isso, a grosso modo, ao olharmos tais motos, não enxergamos uma capacidade tão alta de encarar estradas difíceis, ainda parecem pesadas, com suspensão não muito adequada, nem posição de pilotagem, quase incomparáveis as Trails atuais, mas acreditem, era o que eles possuíam de melhor para este propósito na época.

Com o tempo, evolução dos meios de produção e acessibilidade das pessoas as motocicletas, a construção destas motos foram evoluindo, começou-se a desenvolver motocicletas específicas para este segmento, desenvolvimento de tecnologias específicas para este uso, e chegamos hoje neste resultado:


Mas ainda assim, existem pessoas que não querem um visual tão agressivo, ou um uso tão específico, sempre existem pessoas no meio termo, que enfrentam boa parte de estradas de asfalto, mas não querem sofrer tanto ao enfrentar estradas não pavimentadas rodando com pneus slick, então até hoje, não raramente aparecem modificações, de motos atuais que não fogem ao estilo scrambler.


De certa forma, dependendo de como as alterações forem feitas, acredito que scramblers atuais podem ficar até mais interessantes que algumas Big Trails que privilegiam apenas uso em asfalto, e sem contar que ficam com um estilo diferenciado. Difícil e ter a coragem de pegar uma S1000RR e fazer tais alterações, como a imagem acima!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário