O peso de uma motocicleta

Ao meu ver, uma das mais importantes informações sobre uma motocicleta é o seu peso, pois ele é um fator que incide diretamente na eficiência da mesma, uma vez que na mesma qualidade de componentes e força do motor, uma moto mais pesada vai consumir mais combustível, ter aceleração mais lenta, consumir mais pneu e gastar mais rápido o conjunto de transmissão secundária (relação).



Embora seja algo muito simples de se reparar, algumas pessoas ainda fazem confusão quando esse assunto é abordado, pois os fabricantes de motos passam esta informação de maneiras distintas, algumas delas passam este valor em "peso seco", outras em "peso em ordem de marcha", poucos passam os 2 valores em sua tabela da ficha técnica.

A diferença entre esses dois modos está que no peso seco, a moto está livre de todos os fluídos necessários para o funcionamento da mesma, sem combustível, sem líquido de arrefecimento do radiador, sem óleo lubrificante do motor, e até mesmo a solução eletrolítica da bateria não está presente nesta medição. Tendo assim um peso inferior ao da moto em condições de uso.

Quando a informação é em ordem de marcha significa (conforme norma 93/93/EWG) que todos os recipientes estão em condições normais para uso, óleo do motor e líquido de arrefecimento com pelo menos o mínimo recomendado, tanque de combustível com 90% cheio ou mais, e também com todos os acessórios que acompanham a motocicleta presentes, tais como estojo de ferramentas, bagageiro, para-brisas, equipamento de proteção, dentre outros, quando estes são fornecidos como acessórios de série do modelo vendido.

Antes de comparar o peso entre motocicletas, então, deve se estar atento a estas diferenças, pois muitas vezes até sites especializados divulgam os valores medidos de formas diferentes, e podem levar o leitor ao erro, considerando o menor valor divulgado como a moto mais leve, porém desconsiderando que a comparação está sendo feita com o valor de peso a seco em uma e em ordem de marcha no outro modelo.

Para comparação mais precisa, o mais fácil é verificar a capacidade dos recipientes na ficha técnica do modelo informado como peso seco e acrescentar o peso dos líquidos de acordo com a capacidade, sendo eles:

Gasolina: 0,840 a 0,890Kg/L
Óleo lubrificante: 0,867Kg/L (motul 7100)
Líquido de arrefecimento: N/A - Geralmente uso 1kg/L, por acreditar ser de propriedade próximo ao da água.

Norma 93/93/EWG - Clique aqui para acessar
Peso da gasolina - Clique aqui para acessar
Peso do etanol - Clique aqui par acessar
Peso do óleo lubrificante (usado o motul 7100 como base) - Clique aqui para acessar

4 comentários:

  1. Muito útil a informação... Legal o blog.

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  2. Informação útil e bem explicada. Parabéns.

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  3. Eu acho que tem que ser a metade do tanque cheia, não 90%.
    Então deve ser uns 15 quilos a mais. Ou mais????

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  4. Então a diferença da seca para a em ordem de marcha é uns 20 quilos.

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